O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou que, na sexta-feira, dia 31, nove distritos de Portugal Continental vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave, devido à previsão de chuva forte e persistente.
Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob este aviso ao longo do dia. Inicialmente, estas regiões tinham sido colocadas sob aviso amarelo, de menor gravidade, mas a atualização do IPMA reflete a intensidade esperada da chuva.
Três outros distritos – Santarém, Leiria e Castelo Branco – vão permanecer sob aviso amarelo.
O distrito de Faro viveu esta quarta-feira, dia 29, entre as 07:43 e as 10:00, uma situação mais grave, com aviso vermelho devido à chuva intensa. Posteriormente, o alerta foi reduzido para laranja até às 15:00, sendo que, até ao mesmo horário, se manteve um aviso amarelo devido à previsão de trovoadas e vento forte do quadrante sul, com rajadas de 70 a 80 km/h, especialmente no litoral e nas serras.
Durante a manhã de quarta-feira, até às 12:00, Santarém e Lisboa estiveram sob aviso amarelo por chuva, enquanto Castelo Branco e Portalegre manteve o alerta até às 15:00.
A Proteção Civil registou 1147 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, com maior concentração na Grande Lisboa, Península de Setúbal e Algarve. Segundo o comandante Elísio Pereira, 700 destes casos estavam ligados diretamente a inundações, sendo que 658 ocorreram apenas no distrito de Lisboa.