O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, visitou Angola por ocasião do 50º aniversário da independência angolana e reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e com o presidente, João Lourenço, discursou na Assembleia Nacional, e participou na 7ª Cimeira União Africana-União Europeia.
Foi durante o seu discurso, que Guterres teve ‘uma branca’ e trocou o nome do atual presidente de Angola, João Lourenço, com o de José Eduardo dos Santos. A gafe deve-se ao facto de Eduardo dos Santos ter estado no poder durante 38 anos, tendo sido o mais longevo líder de Angola, tal como justificou depois o representante da ONU.
De referir ainda que, esta não é a primeira gafe histórica de António Guterres. Em maio de 1995, o então candidato a primeiro-ministro, foi questionado sobre o valor do PIB e tentou fazer uma conta de cabeça para calcular os 6% para a saúde, mas errou e ficou confuso. A expressão “é fazer as contas” perdura até hoje na memória dos portugueses e tornou-se na primeira “gafe” famosa na política portuguesa. Nada que beliscasse o percurso político de Guterres que meses depois venceria as eleições legislativas.