A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) emitiu um novo aviso no Portal das Finanças a alertar os contribuintes para o aumento de mensagens fraudulentas, enviadas por e-mail ou SMS, que querem imitar comunicações oficiais da instituição.
De acordo com o comunicado, estas tentativas de fraude – conhecidas como phishing – recorrem a links falsos com o objetivo de recolher informações pessoais ou bancárias das vítimas.
A AT sublinha que os únicos endereços eletrónicos legítimos terminam em @at.gov.pt e recorda que nunca envia mensagens com ligações para introdução, alteração ou confirmação de dados fiscais. Também não solicita pagamentos através de links incluídos em e-mails ou SMS.
A entidade reforça ainda que todas as interações digitais com os serviços das Finanças devem ser feitas exclusivamente através do Portal das Finanças, sendo que as comunicações informativas apenas são enviadas a quem ativou previamente essa opção.
Por motivos de segurança, a AT recomenda que os contribuintes verifiquem sempre se o endereço do Portal das Finanças começa por https://, garantindo assim que se encontram numa ligação protegida.