Uma mulher, de 64 anos, caiu na famosa ‘Burla do Amor’. Foi através das redes sociais que a vítima conheceu o homem de 45 anos residente em França, que se fazia passar pelo cantor romântico Zé Amaro. Foram-se correspondendo online, desde 2022, e, à medida que o tempo passava, o falso Zé Amaro convencia a mulher de que era mesmo o Zé Amaro.
Apaixonada pela personagem que lhe aparecia online – o burlão abriu vários perfis falsos fazendo-se passar pelo cantor romântico –, a mulher foi fazendo transferências bancárias, cartões de criptomoedas e, mais recentemente, entregava dinheiro em mãos a alegados agentes de Zé Amaro.
Convencida de que o seu querido Zé Amaro estava com dificuldades, esta semana preparava-se para entregar mais 25 mil euros. Foi nessa altura que a Polícia Judiciária (PJ) entrou em ação e apanhou o suspeito em flagrante delito, no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. O homem está também indiciado de branqueamento de capitais e associação criminosa, será apresentado a interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.
O verdadeiro Zé Amaro já reagiu a esta notícia. Ao Jornal de Notícias (JN) revelou: “Infelizmente, há muita gente a criar contas falsas com o meu nome. Tenho feito vários alertas nas redes sociais, na televisão e em entrevistas. Com a chegada da inteligência artificial, tem ficado ainda mais difícil distinguir o que é verdadeiro do que é falso”.
Ao mesmo tempo, o cantor romântico explica como as vítimas devem reagir ao serem confrontadas com pedidos de dinheiro. “Peço às pessoas que nunca me enviem dinheiro. Se alguém o pedir, desconfiem logo. É melhor confirmar nas páginas oficiais antes de acreditar em qualquer mensagem”.
O burlão conseguiu usurpar, durante todo o ‘romance online’ mais de 250 mil euros. Zé Amaro, o verdadeiro, lamenta: “Não fazia ideia desta operação, mas fico muito satisfeito por saber que a PJ está atenta e a agir. É triste ver alguém usar o meu nome e a minha imagem para enganar pessoas, especialmente de forma tão cruel. Custa-me saber que alguém acreditou estar a falar comigo e foi enganado dessa maneira”.