José Manuel Anes, presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) e atual presidente do Conselho Consultivo dessa instituição, de 81 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio em sua casa, na manhã desta segunda-feira, dia 20, em Lisboa.
De acordo com a CNN, a principal suspeita é a própria filha, Ana Rawson, que já está a ser procurada, mas cujo paradeiro é desconhecido. A Polícia Judiciária (PJ) continua a investigar o caso.
Segundo a polícia, o professor universitário e especialista em criminalidade foi esfaqueado várias vezes e levado para o Hospital de São José, onde se encontra em estado grave. Os médicos descobriram ainda um hematoma no cérebro, o que torna a sua situação ainda mais delicada.
A filha, e principal suspeita, já depois da alegada tenativa de homicídio, deixou publicações enigmáticas e confusas na sua página de Facebook: “O meu paizinho estava ‘on fire’ hoje. Finalmente ao fim de 4 anos entrei na casa da #carlapinheiro e ele entre mordidelas, arranhões – o velho está ainda arrogante a chamar-me p*** e a dizer que me odeia, lá disse que tinha uma fortuna paga ao longo dos anos pela #Mossad numa conta em nome da #carlapinheiro… Nada que eu não soubesse, mas afinal o que fez ele e a Carla Pinheiro para a mossad? Tantos milhões escondidos? Obras de arte, vivendas?”
Fonte hospitalar confirmou ao 24Horas que José Manuel Anes chegou consciente ao hospital e revelou ainda que foi a filha que o atacou por querer uma casa em seu nome.
A polícia já lançou um comunicado sobre o caso: “No dia de hoje, pelas 13h54, um carro patrulha da 1.ª Divisão do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP foi acionado para a Rua Quirino da Fonseca em Lisboa, por haver notícia de agressões alegadamente de uma filha ao próprio pai. Chegados ao local, testemunhas informaram que teria sido visualizada uma suspeita do sexo feminino, alegadamente familiar da vítima do sexo masculino, a sair da residência, sendo que temendo pela integridade física do mesmo, já tendo conhecimento do histórico de violência doméstica, deslocou-se de imediato à sua residência onde se deparou com o homem de 81 anos prostrado no solo ensanguentado.
A suspeita do sexo feminino tem cerca de 40 anos e a identificação e paradeiro não foi possível apurar de momento, face ao estado clínico da vítima.
A vítima tinha vários ferimentos e lacerações, no abdómen, mãos e pernas, aparentemente provocados por um objeto cortante. Apresentava ainda hematomas nos olhos provocados pelos dedos da suspeita.
Uma ambulância dos Bombeiros Sapadores do Beato e Penha de França efetuou o transporte da vítima para o Hospital de São José, onde deu entrada pelas 14H50. A PSP efetuou diligências de preservação do local do crime e contactou com a Polícia Judiciária.”
Ao que tudo indica, o que está por trás desta agressão será a herança que o criminalista pretende deixar à compnheira, Carla Pinheiro. Veja a aqui os posts que Ana Rawson deixou nas redes sociais e que a podem incriminar.
José Manuel Anes além de ter sido presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) é autor de vários livros sobre criminalidade, esoterismo e espiritualidade, e também foi grão-mestre da Grande Loja Regular de Portugal.