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Os preços definidos pela Astara para a D-MAX EV, “chave na mão”, são de €69.400 para a variante de Cabina Longa e de €70.400 na versão de Cabina Dupla, acrescidos de IVA.

A Isuzu, marca representada em Portugal pela Astara, iniciou a comercialização da D-MAX EV, primeira pick-up totalmente elétrica do fabricante japonês, que associa a versatilidade, robustez e fiabilidade características da gama D-MAX a uma condução com emissões zero.

“Evolução mais recente da premiada plataforma D-MAX, esta nova versão 100% elétrica foi desenvolvida para responder às mais diversas necessidades em contexto profissional ou de lazer, mantendo muitos dos atributos referenciais e um desempenho equiparável ao das propostas Diesel”, adianta a Isuzu.

O modelo chega ao mercado nacional em duas versões – Cabina Longa 4×4 LSE EV, com quatro lugares, e Cabina Dupla 4×4 LSE EV, com cinco lugares – que vêm alargar a oferta disponível na gama D-MAX.

As duas variantes de cabina têm em comum um sistema de propulsão composto por uma bateria de 66,9 kWh e dois motores elétricos, um acoplado ao eixo dianteiro, com 43 kW, e outro na secção traseira, com 97 kW, perfazendo uma potência máxima combinada de 140 kW (188 cv) e um binário de 325 Nm.

“O resultado é um nível de performance elevado, como comprova a capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 10,1 segundos. A autonomia atinge 263 km em ciclo combinado e 361 km em ciclo urbano, de acordo com a norma WLTP, garantindo aptidão para enfrentar as exigências do trabalho e da vida urbana com eficiência”, refere a marca, em comunicado.

e-Axles à frente e atrás

O tempo de carregamento da bateria da Isuzu D-MAX EV é de 10 horas numa tomada AC a um máximo de 11 kW e de uma hora em DC num carregador de até 50 kW.

“O inovador sistema de tração integral permanente da D-MAX EV inclui os recém-desenvolvidos e-Axles à frente e atrás, que maximiza a entrega precisa e imediata de binário típica dos motores elétricos, proporcionando um excelente desempenho em estradas irregulares, aliado aos baixos níveis de ruído e de vibração”, assegura.

O sistema 4WD, com travagem regenerativa multinível, e o modo de condução “Eco” permitem otimizar a autonomia e proporcionam um equilíbrio perfeito entre potência e eficiência.

“A capacidade de passagem a vau (até 600 mm), uma distância ao solo de 210 mm e os ângulos de ataque e de saída de 30,5° e 24,2°, respetivamente, garantem que a D-MAX EV está preparada para enfrentar qualquer terreno”, pode ler-se no mesmo documento.

Para melhorar o conforto e o comportamento em estrada, a Isuzu incorporou na D-Max EV uma suspensão traseira De-Dion totalmente nova com molas de lâminas, que substitui a configuração tradicional de eixo rígido.

Tecnologia avançada

A conjugação de motores elétricos potentes com o design robusto do chassis e da carroçaria assegura uma capacidade de reboque elevada, de até 3.500 kg (com travão), valor idêntico à das versões a gasóleo.

“Ao combinar a sua robustez lendária com mobilidade sustentável, a Isuzu D-MAX EV representa uma nova era para a Isuzu, mas, também, um novo capítulo para o segmento das pick-up”, garante Luís Esteves, diretor da Isuzu em Portugal.

“É o primeiro modelo da sua classe no mercado europeu a juntar tecnologia elétrica com uma capacidade de carga superior a uma tonelada, o que reafirma a sua posição de liderança nesta categoria”, reforça.

Os preços definidos pela Astara para a D-MAX EV, “chave na mão”, são de €69.400 para a variante de Cabina Longa, e de €70.400 na versão de Cabina Dupla, acrescidos de IVA.

Já o habitáculo da D-MAX EV, “prima pela tecnologia avançada e pelo ambiente a bordo de elevado nível que oferece a todos os ocupantes. Em destaque, encontra-se um ecrã panorâmico com 9” dedicado à navegação e ao infoentretenimento, que comporta conectividade Apple Car Play e Android Auto com wi-fi e Bluetooth, ladeado por um painel de instrumentos de 7” com visor LCD eletroluminescente”, diz o comunicado.

Equipamento completo

Este interface avançado faz parte da longa lista de equipamento de série disponível na D-MAX, que compreende, entre outros elementos, ar condicionado automático bi-zona com saída traseira, sistema áudio premium com oito altifalantes (seis na variante de cabina longa), volante e bancos forrados a pele sintética, seletor de modos de condução (“Normal” e “Eco”) com Paddle Shift no volante, retrovisores exteriores elétricos e aquecidos, sensores de chuva e de luz, acesso sem chave e banco do condutor com ajuste elétrico de oito vias.

No capítulo da segurança, a D-MAX EV oferece um total de 12 funcionalidades integradas no sistema ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor), entre as quais AEB (Travagem de Emergência), FWC (Aviso de Colisão Frontal), TSR (Reconhecimento de Sinais de Trânsito), BSM (Monitorização de Ângulo Morto) e LDW (Aviso de Saída da Faixa de Rodagem), entre outros.

Destacam-se ainda alarme, oito airbags, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmara traseira, monitorização da pressão dos pneus e função de chamada de emergência e-call.

No exterior, a D-MAX EV inclui barras de tejadilho longitudinais de série, caixa de carga metálica, estribos laterais, iluminação full LED e jantes de 18”.

A Isuzu oferece uma garantia de fabricante de cinco anos ou 100 mil km para toda a sua gama D-MAX, consoante o que ocorrer primeiro. Já a bateria de propulsão da D-MAX EV, tem uma garantia de oito anos ou 160 mil km.

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