Miguel Oliveira, de 30 anos, deu oficialmente início à sua nova etapa na carreira como piloto de motas, agora no Mundial Superbike, poucos dias depois de se despedir do MotoGP numa das cenas mais emotivas da época.
O piloto português, agora integrado na estrutura oficial ROKiT BMW Motorrad WorldSBK para 2026, começa assim a descobrir o universo das motos derivadas de modelos de produção, depois de uma longa carreira dedicada às máquinas protótipo.
Os testes privados em Jerez marcaram o primeiro contacto de Oliveira com a BMW Motorrad M 1000 RR, a mesma base técnica que, nas mãos de Toprak Razgatlioglu, rendeu dois títulos consecutivos à marca.
Para o português, habituado às exigências das 125 cc, Moto3, Moto2 e MotoGP, este é um salto para um território diferente, mas não completamente desconhecido: em raras ocasiões já competiu com motos de produção, nomeadamente em participações no CNV Moto e nas 12 Horas de Portimão, onde brilhou com a Yamaha YZF-R1.
A estreia com as cores da BMW deixou boas indicações. No primeiro dia de testes (o segundo acontece amanhã, dia 27), o piloto manteve-se frequentemente entre os dez mais rápidos do pelotão composto por 25 participantes. Terminou a jornada no oitavo posto, com o seu melhor registo fixado em 1.39,815 minutos, ao longo de 68 voltas. O italiano Andrea Locatelli foi o mais veloz do dia, ao assinar 1.38,641 minutos em Yamaha.