O que prometia ser uma noite dedicada à música transformou-se numa ida inesperada às urgências para Rita Leitão, mãe de Afonso Leitão. Através das redes sociais, revelou que acabou por ser submetida a uma cirurgia de urgência depois de se sentir mal durante o Rock in Rio.

"Há noites que ficam na memória… mas nem sempre pelo motivo que planeámos", começou por escrever.

Rita explicou que aguardava com entusiasmo o concerto dos Linkin Park, realizado no passado domingo, dia 21. "O dia dos Linkin Park no Rock in Rio era um dia muito ansiado já há alguns meses. Somos festivaleiros, é sabido. Mas este dia, onde era suposto cantar, dançar e viver o momento, acabou por ser a ouvir os fogos de artifício e o concerto… dentro de um contentor médico", contou.

Apesar das fortes dores abdominais, confessou que inicialmente hesitou em pedir ajuda por considerar que os postos médicos dos festivais estariam sobretudo preparados para situações relacionadas com excessos de álcool. "Achei que talvez me achassem ridícula por entrar com uma 'simples' dor abdominal aguda", admitiu.

A situação acabou por mudar graças à insistência da família. "Ainda bem que o meu irmão insistiu em que fosse ali pedir ajuda. E lá fui eu, quase ao colo do meu marido, até ao contentor do Lusíadas Saúde", recordou, elogiando o atendimento recebido no recinto. Segundo explicou, a equipa médica percebeu rapidamente que a situação exigia cuidados hospitalares e encaminhou-a para as urgências.

Já no Hospital SAMS, Rita refere que foi acompanhada durante várias horas por um médico que insistiu em descobrir a origem da dor. "A insistência, o cuidado e a decisão certa no momento certo fizeram toda a diferença. Fui intervencionada de urgência e aquilo que podia ter tido um desfecho fatal acabou por correr bem", escreveu.

Cinco dias depois da cirurgia, aproveitou para deixar um agradecimento aos profissionais de saúde e alertar para a importância de não desvalorizar os sinais do corpo. "Não ignorem os sinais do corpo. Mesmo num festival, mesmo no meio da festa, mesmo achando 'não deve ser nada'... procurem ajuda. Às vezes a maior coragem não é continuar a festa. É parar e deixar que cuidem de nós."

A publicação termina com uma última mensagem de reconhecimento: "Obrigada a todos os que fizeram parte desta noite improvável. O meu Rock in Rio teve Linkin Park, fogos… e uma equipa de anjos de bata."

Créditos: @ritaa.leitao/Instagram