O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, aproveitou a inauguração das obras de expansão e remodelação do Terminal 2 do Aeroporto Humberto Delgado para deixar um aviso público à ANA: “O tempo dos adiamentos acabou”.
Durante a cerimónia realizada na tarde de quarta-feira, dia 7, Pinto Luz sublinhou a necessidade de avançar com o novo aeroporto, afastando a ideia de que a expansão da Portela poderá substituir essa solução: “Vimos ali obras muito interessantes. À boa maneira portuguesa, muitos diriam que, quando este aeroporto estiver pronto, não será preciso um novo, porque isto vai servir para gerações. Desenganem-se”, avisou.
A ANA – Aeroportos de Portugal deverá entregar, em maio, o relatório ambiental necessário para o aumento da capacidade do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, para 45 movimentos por hora. Já ainda durante o mês de janeiro será entregue a primeira fase do relatório ambiental do futuro aeroporto Luís de Camões, que, segundo o ministro das Infraestruturas, deverá entrar em funcionamento num prazo de 10 a 12 anos.
Permanece por assinar um memorando de entendimento proposto pelo Governo à ANA, que visa clarificar os procedimentos e os conteúdos a incluir na candidatura ao novo aeroporto por parte do concessionário.
A expansão e remodelação do Terminal 2, hoje inaugurada por Pinto Luz, inclui o aumento das áreas operacionais, nomeadamente zonas de circulação e de ‘seating’, instalações sanitárias e áreas comerciais. As portas de embarque foram igualmente renovadas, com a implementação de sistemas de biometria.



Algumas imagens da inauguração das obras de ampliação
do Terminal 2 do Aeroporto Humberto Delgado