O design é arrebatador e apela ao melhor “Cuore Sportivo” da marca italiana. SUV de médio porte chega em janeiro com motores Diesel, Híbrido (MHEV) e Híbrido Plug-in (PHEV).
A Alfa Romeo decidiu apresentar o novo Tonale em Pisa, Itália. Um centro de arte e cultura, mas, também, local de excelência científica e tecnológica com “Scuola Normale Superiore”, na vanguarda da Inteligência Artificial.
A nova gama é diversificada e podemos optar entre versões com motores Diesel, híbridos (MHEV) e híbridos plug-in (PHEV). Uma versão 100% elétrica fica para mais tarde. Oficialmente, ainda não há uma data definida.
O C-SUV desportivo da marca Biscione divide-se entre os níveis de equipamento Sprint, Ti e Veloce. A gama inicia-se com o Tonale Ibrida, disponível a partir de €43.800.


O Tonale Ibrida integra um motor de quatro cilindros 1.5 de 175 cv, equipado com Turbo de Geometria Variável (VGT), combinando uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades e tração dianteira. Esta é a evolução da tecnologia híbrida de 48V mais recente da marca.
Para os que preferem a opção Diesel, o 1.6 de 130 cv está disponível com transmissão automática de dupla embraiagem de seis velocidades e tração dianteira. O topo de gama é o Q4 Ibrida Plug-In, com tração integral eletrificada, 270 cv e caixa automática de seis velocidades.


O tempo estava chuvoso durante o ensaio do Motor 24 Horas, mas, mesmo assim, dezenas de turistas não deixaram de visitar a zona da Torre de Pisa, onde é possível beber um café e comprar uma lembrança ou artesanato.
Interior mais refinado e sofisticado
A evolução do C-SUV da Alfa Romeo é sentida sensorialmente pelo design exterior, que é acompanhado por um interior mais refinado, com bom gosto. O painel de instrumentos digital Telescope de 12,3″ e o sistema de infoentretenimento de 10,25″ facilitam a gestão de todas as funções do automóvel, numa experiência semelhante à de um smartphone.
A conectividade acontece graças ao Apple CarPlay e Android Auto sem fios, aos serviços digitais Alfa Connect e às atualizações over-the-air (OTA), que mantêm o software atualizado.



O habitáculo do novo Tonale evoluiu com materiais e detalhes premium, introduzindo novas combinações de cores e acabamentos, como os novos bancos em tecido canelado, estofados em pele vermelha com costuras coordenadas da mesma cor, ou em Alcântara bicolor preto/branco, este último combinado com o painel de instrumentos, rico em funcionalidades, estofado em Alcântara com costuras contrastantes.
Os interiores são, também, enriquecidos com costuras contrastantes no painel de instrumentos, painéis das portas e apoio de braços, variando de acordo com o tipo de bancos selecionados.
Em couro ou Alcântara, contam com bancos premium com ajuste elétrico de oito posições á frente, juntando o apoio lombar elétrico de quatro posições, aquecimento e ventilação. O volante é aquecido, tal como os aspersores de lavagem exteriores.
O novo seletor de condução rotativo, posicionado na consola central redesenhada, é funcional e permite usar a caixa de velocidades com recurso às patilhas em alumínio do tipo “billet” atrás do volante – também neste caso se nota o apelo à competição automóvel.

Sempre com a resposta na ponta da língua
O Tonale está mais largo, com uma distância entre eixos aumentada. Mais espaço interior e um comportamento dinâmico mais equilibrado. O feeling de condução tradicional da marca transalpina está lá. É mais do que um simples restyling.
O chassis equilibrado, com boa distribuição de peso, a suspensão McPherson independente com calibração desportiva na dianteira e na traseira, os travões Brembo e direção é direta e precisa são outros atributos. O resultado geral é muito positivo.
Ao volante, sentimos agilidade a desenhar as curvas, um bom compromisso entre desportividade e conforto, sempre pronto a entusiasmar o condutor. Para otimizar o comportamento e as prestações, o modo de condução preferido pode ser escolhido, assim como a afinação da suspensão eletrónica Dual Stage Valve (DSV), que pode ser gerida pelo condutor.
Para um melhor equilíbrio entre conforto e manobrabilidade, o sistema brake-by-wire e a tração integral Q4 AWD, no Ibrida Plug-In, contribuem para encontrar o melhor compromisso entre estabilidade, segurança e dinamismo.

A apresentação internacional do novo Alfa Romeo Tonale teve lugar em Pisa. Vale a pena conhecer igualmente a zona balnear de Tirrenia, assim como a Praia de Calambrone, onde encontramos a marina e dezenas de restaurantes que, no verão, são bem animados. O painel de homenagem ao cinema italiano é outra das atrações.


No que diz respeito à segurança, o novo Tonale garante a máxima expressão, como demonstrado pela sua classificação de cinco estrelas no Euro NCAP, oferecendo um pacote de funções avançadas de assistência à condução de nível 2, incluindo Controlo de Velocidade Adaptativo Inteligente com Centragem na Faixa, Assistência em Congestionamentos, Deteção de Ângulo Morto e Deteção de Tráfego Transversal Traseiro,
Também existe Monitorização da Atenção do Condutor, bem como sistema de reconhecimento de sinais de trânsito com Assistência Inteligente à Velocidade e travagem automática de emergência com deteção de peões e ciclistas.
Além destas funcionalidades, duas novas tecnologias importantes melhoram o conforto e simplificam a condução: câmara de alta resolução de 360° com “vista de drone” e estacionamento semiautomático, que facilitam as manobras em todas as condições.




O Alfa Romeo Tonale utiliza duas aplicações principais: a My Alfa Connect para gerir o veículo remotamente e a Free2move Charge para gerir o carregamento da versão híbrida plug-in.