Frase do dia

  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
Search

Um dos maiores escândalos do final da década de 80 do século passado vai voltar a dar que falar.

A série ‘O Arquiteto’, que estreia esta segunda-feira, às 22h30 na TVI, fala sobre Tomé Serpa (interpretado por Rui Melo), um carismático arquiteto em ascensão, cuja vida perfeita esconde um lado obscuro e perturbador.

Tomé Serpa surge ao lado da mulher, Isabel, formando um casal respeitado e admirado. Pai de dois adolescentes e figura prestigiada na arquitetura nacional, construiu uma imagem de sucesso e credibilidade. Porém, essa aparência de perfeição esconde um segredo perturbador: o arquiteto mantém relações extraconjugais e regista os encontros sem o conhecimento das parceiras.

O equilíbrio da sua vida começa a ruir quando Carolina, atriz e amante, percebe que não é a única a partilhar a intimidade de Tomé. Traída e determinada a expor a verdade, decide unir esforços com Elsa, a secretária do arquiteto. Apesar de moverem-se por razões diferentes — uma procura justiça, a outra busca redenção —, ambas assumem uma aliança improvável para travar os abusos e proteger outras mulheres.

Além de Rui Melo, o elenco conta com nomes como Teresa Tavares, Madalena Alberto, Mikaela Lupu, Paula Lobo Antunes, Lucas Dutra, Adérito Lopes e Tomás Andrade.

O caso real, recorde-se, rebentou em 1989, quando vieram a público gravações íntimas do arquiteto com mulheres da alta sociedade e alunas universitárias. As imagens, captadas sem autorização, foram primeiro divulgadas pela revista Semana Ilustrada, com o título “As Loucuras Sexuais de Tomás Taveira”. Pouco depois, chegaram a Espanha, através da revista Interviú, cujos exemplares acabaram apreendidos.

O escândalo ditou o fim do casamento entre Tomás e Amarílis Taveira, mas não afastou o arquiteto da profissão. Continuou ativo e assinou projetos emblemáticos, como o Estádio José Alvalade e o Estádio Municipal de Leiria, construído para o Euro 2004.

Recomendado para si

Qual é a ligação entre a menopausa e o intestino? A nutricionista Mª Inês Antunes explica no programa 'Timeless', conduzido por Marta Padilha, como a saúde intestinal e os níveis hormonais se influenciam mutuamente. Falamos sobre o papel do estroboloma — o conjunto de bactérias intestinais que metabolizam os estrogénios , como alterações na microbiota podem agravar sintomas da menopausa e como…
A Coca-Cola volta a estar no centro da polémica, depois de ter lançado uma nova versão do seu clássico anúncio de Natal ‘Holidays Are Coming’, criada com recurso à inteligência artificial (IA). A produção foi desenvolvida por três estúdios especializados – Secret Level, Silverside AI e Wild Card – e utilizou quatro modelos generativos diferentes. Apesar de manter elementos icónicos como o camião vermelho, as luzes natalícias e o jingle tradicional, todo o vídeo foi gerado digitalmente, praticamente sem filmagens reais.