O deputado do Chega, Pedro Frazão, comenta em exclusivo ao 24Horas as primeiras conclusões do relatório preliminar do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), em relação ao acidente no elevador da Glória, que foi divulgado ontem.
O documento confirma a informação de que a manutenção estava em dia, com uma inspeção visual realizada na manhã do acidente. Porém, revela que a zona onde se deu a ruptura do cabo “não era acessível a inspeção sem desmontagem” do veiculo.
Este primeiro relatório apurou ainda que quando o cabo colapsou, o sistema de emergência cortou a energia, o que não foi, no entanto, suficiente para imobilizar o elétrico.
Pedro Frazão defende que é preciso “apuramos culpas, é preciso responsabilizar quem devia ter prevenido e é preciso garantir que nunca mais a vida dos portugueses e dos turistas fica nas mãos desta incompetência”.
Até à data, a investigação do GPIAAF ainda não conseguiu confirmar de quem é a responsabilidade e obrigação de “supervisionar e segurança” do elevador.