O Grupo IAG, proprietário British Airways, Iberia e Aer Lingus, anunciou esta sexta-feira, dia 21, ter entregue à Parpública a manifestação de interesse na privatização da TAP, dando, desse modo, o primeiro passo formal no processo de uma possível aquisição da transportadora aérea do Estado.
“O IAG confirma que apresentou uma declaração de interesse à Parpública no âmbito do processo do Governo para a privatização parcial da TAP”, pode ler-se num comunicado emitido pelo grupo britânico, acrescentando, porém, ser necessário “esclarecer vários temas antes de o IAG poder propor um investimento”.
A mesma nota refere: “Acreditamos que a TAP terá um potencial significativo dentro do IAG. O nosso modelo descentralizado proporciona margens líderes no setor e está em consonância com a ambição do governo português de proteger a TAP. O nosso historial demonstra como investimos para fortalecer as nossas companhias aéreas, beneficiando clientes, funcionários, economias locais e acionistas.”
A ambição do IAG em adquirir a companhia aérea do Estado surge dias depois de os franco-neerlandeses da Air France-KLM e os irlandeses da Lufthansa também terem entregue a sua manifestação de interesse na empresa de aeronáutica.
Recorde-se que o Governo de Luís Montenegro aprovou em julho a reprivatização de 49,9% da TAP, incluindo 5% para os trabalhadores. O caderno de encargos restringe as candidaturas a companhias aéreas cujo volume de negócios anual seja superior a 5.000 milhões de euros.
Terminado o prazo para as manifestações de interesse, a Parpública tem 20 dias para entregar aos ministérios das Finanças e das Infraestruturas um relatório que inclui a validação do cumprimento dos requisitos para participar na operação. Os interessados que cumpram as regras definidas serão convidados a apresentar propostas não vinculativas.