O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, anunciou esta quarta-feira, dia 29, que o Governo autorizou uma segunda fase de rescisões na RTP, que vai afetar mais 41 trabalhadores. A medida altera o rácio de saídas versus entradas, passando para quatro saídas por cada entrada, ous seja, para haver uma contratação é preciso que saiam 4 pessoas dos quadros da RTP.
O anúncio foi feito durante uma audição conjunta no parlamento, no contexto da análise detalhada da proposta do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), pelas comissões de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto e do Orçamento, Finanças e Administração Pública.
Após a primeira ronda de rescisões voluntárias, que resultou na saída de 97 colaboradores da estação pública, o Governo decidiu expandir este plano. António Leitão Amaro explicou que o objetivo é também preparar uma possível terceira fase de rescisões, que já foi discutida e acordada com o Conselho de Administração da RTP, aplicando o novo rácio de saídas para entradas.