Timor-Leste deu um passo histórico ao ser admitido como o 11.º membro da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
Após anos de esforços diplomáticos e de preparação institucional, com esta integração, Timor-Leste pretende reforçar a cooperação económica, política e social com os países vizinhos, bem como atrair novos investimentos e impulsionar o desenvolvimento nacional. Para a ASEAN, a entrada de Timor-Leste simboliza o compromisso com a coesão regional e a valorização da diversidade entre os seus Estados-membros.
A informalidade e humor de Xanana Gusmão surpreendeu muitos dos participantes, incluindo jornalistas. O primeiro-ministro de Timor foi considerado o representante político mais ‘cool’, com vários vídeos publicados nas redes sociais a tornarem-se virais, onde é possível ver Xanana a oferecer ‘snacks’ a jornalistas, a queixar-se de que não pode fumar ou então a dizer que não sabe onde fica a Malásia.
A formalização da entrada de Timor-Leste na ASEAN ocorreu no passado domingo, 26 de outubro, na Malásia. O pedido formal de adesão foi apresentado em 2011.