A Guarda Civil espanhola deteve quatro indivíduos e apreendeu cerca de duas toneladas de haxixe, esta sexta-feira, ao largo da costa Chipiona, em Cádiz.
A operação policial decorreu em alto mar, mas contou com o apoio de meios aéreos e do Sistema Integral de Vigilância Exterior (SIVE).
Os criminosos seguiam numa embarcação semirrigida de alta velocidade que usaram para transportar a droga e cujas movimentações suspeitas foram detectadas pelo SIVE, que rapidamente acionou a intervenção das autoridades. Depois de uma perseguição a alta velocidade, os agentes conseguiram interceptar a lancha principal dos narcotraficantes, que contava com o apoio de outras embarcações, e que ao longo dos seus 14 metros de comprimento dispunha de quatro potentes motores, com capacidade de 350 cavalos. No seu interior estavam vários fardos de droga com um peso total de quase 1700 quilos.
Os quatro tripulantes que viajavam no barco acabaram detidos e foram acusados de crimes contra a saúde pública e organização criminosa.
Este foi mais um golpe nas redes de tráfico de droga que operam na Península Ibérica e que recorrem ao uso de lanchas rápidas para o transporte de estupefacientes, muitas vezes oriundos do norte de África.