Luís Montenegro, de 53 anos, encontra-se em Houston, nos Estados Unidos, onde irá acompanhar o jogo da Seleção Nacional frente ao Uzbequistão, marcado para esta terça-feira, dia 23. Antes de falar aos jornalistas, o primeiro-ministro surgiu num momento de interação com adeptos, tendo utilizado um megafone para gritar “Portugal, olé”, gesto que rapidamente mobilizou vários presentes e gerou ambiente de entusiasmo entre os apoiantes da Seleção.
Em declarações posteriores, Montenegro destacou o simbolismo do momento vivido pelos adeptos. “Acho que é uma grande demonstração da unidade dos portugueses e não só dos portugueses, de muitos outros apoiantes da nossa seleção. O que se pretende é transmitir esta energia para dentro do campo, esperar que os jogadores possam materializar o seu talento com um grande jogo, com uma vitória e que possamos arrancar em direção ao Mundial”, afirmou.
Questionado sobre as críticas dirigidas a Cristiano Ronaldo, o primeiro-ministro sublinhou a importância de valorizar o coletivo. “Nós temos de nos concentrar nas qualidades que temos, nos talentos que temos e depois transformá-los num bom jogo, num bom desempenho e em vitórias. A confiança é inabalável no espírito de grupo, no espírito de equipa, nestes que já tenho designado como heróis de Portugal, os nossos heróis do mar, que vieram aos Estados Unidos para conquistar a taça”, disse.
Montenegro acrescentou ainda que acredita na capacidade da Seleção para competir ao mais alto nível. “Portugal tem qualidade, tem talento, tem espírito de equipa suficiente para poder ganhar uma prova destas. É difícil porque os outros também são bons, há muita concorrência forte. Este modelo de campeonato exige serenidade e sangue-frio para lidar com os momentos menos bons, porque só assim se constroem depois os momentos de euforia e de grandes vitórias”, referiu.

















