Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas cresce também a afluência às praias, muitas vezes acompanhada por comportamentos de estacionamento irregular. Um vídeo partilhado no Instagram mostra uma zona da Costa da Caparica, evidenciando a ausência de lugares disponíveis para estacionar e vários veículos deixados em zonas indevidas, incluindo áreas destinadas à circulação de viaturas de emergência, peões, bicicletas e trotinetes, comprometendo a mobilidade no local.
Nas imagens é ainda possível observar uma longa fila de trânsito, enquanto uma mota circula pela ciclovia numa tentativa de contornar a congestionada circulação rodoviária. O vídeo regista também a vandalização de pinos que delimitam a via de emergência, alguns dos quais terão sido removidos.
Na publicação, Eduardo Gregori questiona várias situações observadas no local, escrevendo: “Não sei o que é mais preocupante neste vídeo que gravei ontem. A falta de lugares para estacionar? A ausência de soluções para melhorar a fluidez do trânsito? Os carros estacionados em zonas destinadas à passagem de viaturas de emergência, peões, bicicletas e trotinetes? O facto de uma mota circular pela ciclovia? Ou a vandalização dos pinos que separam a via de emergência da estrada, uma vez que muitos já foram retirados?”.

















