Frase do dia

  • ‘Há um Portugal antes e um Portugal depois de Aníbal Cavaco Silva', Luís Montenegro
  • ‘Há um Portugal antes e um Portugal depois de Aníbal Cavaco Silva', Luís Montenegro
  • ‘Há um Portugal antes e um Portugal depois de Aníbal Cavaco Silva', Luís Montenegro
  • ‘Há um Portugal antes e um Portugal depois de Aníbal Cavaco Silva', Luís Montenegro
  • ‘Há um Portugal antes e um Portugal depois de Aníbal Cavaco Silva', Luís Montenegro
  • ‘Há um Portugal antes e um Portugal depois de Aníbal Cavaco Silva', Luís Montenegro
  • ‘Há um Portugal antes e um Portugal depois de Aníbal Cavaco Silva', Luís Montenegro
  • ‘Há um Portugal antes e um Portugal depois de Aníbal Cavaco Silva', Luís Montenegro
  • ‘Há um Portugal antes e um Portugal depois de Aníbal Cavaco Silva', Luís Montenegro
  • ‘Há um Portugal antes e um Portugal depois de Aníbal Cavaco Silva', Luís Montenegro
  • ‘Há um Portugal antes e um Portugal depois de Aníbal Cavaco Silva', Luís Montenegro
  • ‘Há um Portugal antes e um Portugal depois de Aníbal Cavaco Silva', Luís Montenegro
  • ‘Há um Portugal antes e um Portugal depois de Aníbal Cavaco Silva', Luís Montenegro
  • ‘Há um Portugal antes e um Portugal depois de Aníbal Cavaco Silva', Luís Montenegro
  • ‘Há um Portugal antes e um Portugal depois de Aníbal Cavaco Silva', Luís Montenegro
  • ‘Há um Portugal antes e um Portugal depois de Aníbal Cavaco Silva', Luís Montenegro
  • ‘Há um Portugal antes e um Portugal depois de Aníbal Cavaco Silva', Luís Montenegro
Search

Barcelona deu mais um passo rumo em direção à mobilidade do futuro com a estreia de um autocarro sem condutor em Montjuïc. Durante dez dias, o veículo estará em fase de testes com público, permitindo avaliar o desempenho em condições reais de circulação.

O percurso tem cerca de 1,8 quilómetros e liga a Plaça Dante ao Estadi Olímpic Lluís Companys – onde joga atualmente o Barcelona –, realizando seis paragens ao longo do trajeto. As viagens decorrem diariamente entre as nove da manhã e as sete da tarde durante o período experimental.

O autocarro utilizado é o modelo Autonomous e-ATAK, fabricado pela marca turca Karsan. É totalmente elétrico, com uma autonomia de aproximadamente 300 quilómetros. Está equipado com um sistema de condução automática de nível 4, desenvolvido pela empresa ADASTEC. Este nível de automação permite ao veículo circular praticamente sem intervenção humana. Reconhece sinais de trânsito, peões e obstáculos, ajusta a velocidade e trava de forma autónoma, sempre que necessário.

Apesar de todas estas especificações, a legislação obriga à presença de um operador da empresa de transportes de Barcelona a bordo, cuja função é apenas supervisionar a viagem e intervir caso ocorra alguma situação imprevista.

Veja o vídeo:

Recomendado para si

A Polícia Judiciária (PJ) realizou uma operação de grande escala no concelho de Ourém, esta quarta-feira, dia 5 . As diligências incluíram buscas nas instalações da Câmara Municipal e em três empresas locais, no âmbito de uma investigação que procura apurar possíveis crimes relacionados com urbanismo, ambiente e gestão de fundos públicos.