Uma jovem, de 20 anos, morreu na quinta-feira, dia 26, em Vila Real, na sequência de uma falha na VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) da cidade. As quatro ambulâncias dos bombeiros estariam ocupadas e foi necessário ativar uma ambulância de Santa Marta de Penaguião.
A rapariga, que queixava-se de dores abdominais, ativou o serviço e emergência perto da 13:12. No entanto, devido a uma avaria foi necessária a intervenção de uma das quatro ambulâncias protocoladas dos dois quartéis de bombeiros da cidade, mas estas encontravam-se ocupadas com outras ocorrências naquele momento.
A equipa acabou só por chegar ao local perto das 13:42, mas a jovem não aguentou a espera e entrou em paragem cardiorrespiratória. A existência de apenas uma VMER na cidade e a falta de meios humanos são falhas apontadas pelo Sindicato dos Técnicos de Emergência Médica.
A investigação sobre o caso já arrancou com o INEM a revelar que, no momento em que iniciava a deslocação, “a equipa comunicou a inoperacionalidade da viatura e passou a informação à equipa que estava no local, que realizou manobras de Suporte Básico de Vida com recurso a Desfibrilhador Automático Externo”.
















