Um recluso do Estabelecimento Prisional do Porto, em Custóias, agrediu um guarda prisional e uma enfermeira num momento em que se suspeita que estivesse sob efeito de droga.
Tudo aconteceu quando o homem deu entrada na enfermaria da prisão inconsciente, deitado numa maca. Segundo fonte dos guardas prisionais, ao recuperar os sentidos passou a apresentar comportamento desorientado, discurso incoerente e atitude ameaçadora.
Perante o estado do recluso, foi acionada a equipa de psiquiatria do estabelecimento prisional para avaliação clínica. Cerca de uma hora depois, a situação escalou. O homem terá adotado um comportamento agressivo, elevando o tom de voz e acabando por agarrar de forma violenta o braço de uma enfermeira que o assistia, segundo o Jornal de Notícias.
A intervenção dos guardas levou à sua imobilização imediata na enfermaria, tendo o recluso aparentado acalmar-se durante alguns momentos. No entanto, quando lhe foi administrada medicação oral, voltou a reagir de forma violenta, atirando o conteúdo do copo ao chão.
De seguida, terá agredido um dos guardas com uma estalada e empurrado o mesmo contra uma bancada, obrigando os restantes elementos de segurança a recorrerem novamente à força física para o conter e algemar.
A mesma fonte adianta que o recluso aparentava estar sob efeito de substâncias ilícitas, apontando-se suspeitas de drogas sintéticas introduzidas no estabelecimento prisional. A presença de outros detidos nas imediações da enfermaria terá aumentado o risco de novos incidentes durante a ocorrência.
O homem, de 43 anos, cumpre uma segunda pena de prisão, após condenações anteriores por crimes de ofensa à integridade física e condução sob efeito de álcool.

















