A central nuclear de Golfech, em França, foi desligada durante a noite de segunda-feira, dia 22, devido às "restrições ambientais" relacionadas com a onda de calor, revelou o porta-voz da unidade. A infraestrutura possui dois reatores de água pressurizada de 1,3 gigawatt (GW) e utiliza água do rio Garonne para arrefecer os seus reatores.
Um dos reatores foi desligado às 23:45 de segunda-feira, 22, antecipando a subida da temperatura da água do rio Garonne para 28°C. Visto que o outro reator se encontra inativo para manutenção desde maio, a central ficou desligada.
Um decreto de 2006 estipula que a temperatura do rio não deve exceder os 28°C após as descargas, a fim de proteger a vida selvagem e a vegetação. O calor extremo que afeta França, que já causou várias mortes, também levou a EDF a considerar cortes na produção de outras centrais elétricas, como a de Bugey.

















