A Praia de Santo Amaro, em Oeiras, voltou a estar aberta a banhos depois de ter sido levantada a interdição que estava em vigor desde 18 de junho, anunciou esta sexta-feira, dia 26, a Câmara Municipal de Oeiras.
Em comunicado, a autarquia informou que "os utilizadores da Praia de Santo Amaro já podem retomar os banhos de mar", acrescentando que "a situação foi acompanhada de forma permanente pelas entidades competentes, estando agora confirmadas as condições para a utilização da praia em segurança".
Segundo o município, durante o período de interdição foram realizadas seis análises à qualidade da água, cujos resultados estiveram sempre em conformidade com os parâmetros legais. "No âmbito da monitorização efetuada, foram realizadas seis análises à qualidade da água, cujos resultados se revelaram todos dentro dos parâmetros legais e de qualidade exigidos", refere a nota.
A praia tinha sido encerrada por precaução, depois de ter sido detetada uma descarga na Ribeira da Lage, numa medida destinada a salvaguardar a saúde pública.
Nos primeiros dias após a interdição, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) indicou que a origem da poluição poderia estar relacionada com uma rotura numa conduta da Tratolixo. No entanto, a empresa rejeitou essa responsabilidade.
"A Tratolixo esclarece que, ao contrário do que está a ser veiculado pela comunicação social, a rotura que está na origem da interdição da Praia de Santo Amaro, em Oeiras, não se verificou em nenhuma infraestrutura da Tratolixo, mas sim numa infraestrutura que se encontra fora das instalações da Tratolixo e sobre a qual a empresa não tem qualquer responsabilidade", esclareceu a empresa numa nota divulgada na semana passada.

















