Mais de quatro anos após o início da guerra na Ucrânia, a Rússia vai voltar a integrar uma competição organizada pela FIFA.

A confirmação foi dada pela entidade liderada por Gianni Infantino, que informou que todas as federações-membro foram convidadas para a nova edição do Campeonato do Mundo sub-15, prova que se realizará entre 22 e 31 de outubro, no Azerbaijão. Entre os países chamados está a Rússia, que poderá assim regressar às competições internacionais pela primeira vez desde as sanções impostas em 2022.

Nos últimos meses já tinham surgido sinais de uma possível abertura por parte do organismo que tutela o futebol mundial. Em fevereiro, Gianni Infantino defendeu publicamente a reintegração da Rússia, pelo menos nos escalões de formação: “Temos de o fazer. Pelo menos ao nível da formação. Essa proibição não alcançou nada”, afirmou o presidente da FIFA, acrescentando que as sanções apenas provocaram “mais frustração e ódio”.

Apesar de continuar afastada das grandes competições oficiais, a seleção principal masculina da Rússia tem realizado jogos de particulares e ocupa atualmente o 34.º lugar do ranking FIFA. Já a seleção feminina surge na 27.ª posição da hierarquia mundial.