A União Europeia vai investir 266 milhões de euros em quatro projetos estratégicos no Brasil, com destaque para a expansão do cabo submarino EllaLink, a infraestrutura de fibra ótica que estabelece uma ligação direta entre a Europa e a América Latina.
O anúncio foi feito em Brasília durante o II Fórum de Investimentos Brasil-União Europeia, iniciativa dedicada à promoção da cooperação nas áreas da energia, conectividade digital, matérias-primas críticas e descarbonização industrial. A sessão contou com a presença do comissário europeu para as Parcerias Internacionais, Jozef Síkela.
"Tenho o prazer de dizer que quatro investimentos prioritários estão a avançar com sucesso rumo à celebração de acordos de financiamento e de aquisição da produção com parceiros europeus", afirmou o responsável europeu.
A maior fatia do investimento será canalizada para o projeto EllaLink, que receberá mais de 260 milhões de euros. A expansão permitirá estender a infraestrutura aos estados brasileiros do Pará e do Maranhão, criando posteriormente ligações à Guiana Francesa e às Caraíbas.
A União Europeia anunciou ainda apoio ao desenvolvimento do hidrogénio verde através do projeto H2UUppp. A iniciativa contará com 3 milhões de euros de financiamento europeu, complementados por 500 mil euros do Governo alemão, e pretende acelerar a criação de um mercado dedicado às energias renováveis.
Outro dos projetos apoiados será o Amazónia Verde, que receberá 1,5 milhões de euros para melhorar a conectividade em seis comunidades isoladas do estado do Amazonas. A iniciativa combina tecnologia móvel 4G, conectividade por satélite e capacidade local de implementação.
Já o programa 'Cunhaintá Kirimbawasá: A Força das Mulheres Indígenas' contará com mais de 770 mil euros de financiamento ao longo dos próximos três anos. O objetivo passa por reforçar a participação política e a liderança de mulheres indígenas na Amazónia, apoiando dezenas de organizações representativas de diferentes povos da região.
A visita oficial de Jozef Síkela ao Brasil prolonga-se até quinta-feira, dia 25, e integra uma agenda centrada no reforço das relações entre a União Europeia e o país sul-americano. O comissário passou por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro antes de terminar a deslocação em Brasília, onde decorreu o fórum de investimento.

















